Apocalipse por Augusto dos Anjos.


Fala ae leitores. Com estão?
Nesse domingo de Julho lhes traga uma tocante e agoniante poesia de Augusto dos Anjos.

O nome do poema é Apocalipse.
Não penso que faça uma alusão direta aos acontecimentos descritos no livro bíblico das revelações de João.
O Apocalipse do qual Augusto dos Anjos nos fala, para mim, é mais relacionado ao Apocalipse interno. No primeiro verso ele diz "Minha divinatória Arte ultrapassa". Esse "minha" delineia o que penso dessa poesia.
E Augusto prossegue a dizer o que sente e o que pensa. Ele Desce, crê, entra e vive. 
Deliciem-se com esse ótimo poema desse grande Poeta.
Abraços e até mais.

Apocalipse

Minha divinatória Arte ultrapassa
os séculos efêmeros e nota
Diminuição dinâmica, derrota
Na atual força, integérrima, da Massa.

É a subversão universal que ameaça
A Natureza, e, em noite aziaga e ignota,
Destrói a ebulição que a água alvorota
E põe todos os astros na desgraça!

São despedaçamentos, derrubadas,
Federações sidéricas quebradas…
E eu só, o último a ser, pelo orbe adeante,

Espião da cataclísmica surpresa
A única luz tragicamente acesa
Na universalidade agonizante!
Ceticismo

Desci um dia ao tenebroso abismo,
Onde a Dúvida ergueu altar profano;
Cansado de lutar no mundo insano,
Fraco que sou, volvi ao ceticismo.

Da Igreja- A Grande Mãe- o exorcismo
Terrível me feriu, e então sereno,
De joelhos aos pés de Nazareno
Baixo rezei, em fundo misticismo:

- Oh! Deus, eu creio em ti, mas me perdoa!
Se esta dúvida cruel que me magoa
Me torna ínfimo, desgraçado réu.

Ah, entre o medo que o meu Ser aterra,
Não sei se viva para morrer na terra,
Não sei morra pra viver no Céu.

- Augusto dos Anjos

Comentários

  1. Achei o poema muito muito muito bonito mesmo, não conhecia o autor mas vou procurar mais sobre e ver se encontro outros poemas tão bons quanto este.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse poema é muito bom mesmo.
      Basicamente toda obra de Augusto dos Anjos é fantástica.
      Leia outros poemas, sem dúvidas você vai gostar.

      Abraços,
      Mateus.

      Excluir
  2. Achei o poema interessante, mas deixando o ponto de vista religioso de lado, estamos vivendo um apocalipse, não acha?!
    http://vivendonoinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Beatriz.
      O Apocalipse de Augusto é interno. O externo é esquecido pelo poeta.
      Sempre que leio essa poesia vejo o quanto quem escreveu isso estava reprimido ou trancafiado no próprio apocalipse.

      E concordo com você. Estamos vivendo em um Apocalipse. Em uma grande confusão!!!

      Abraços, ^^
      Mateus.

      Excluir
  3. Adoro Augusto dos Anjos. A 5ª estrofe exemplifica bem características da sua poesia, que são o pessimismo e a decadência do ser humano, além do vocabulário culto. muito bom Mateus! abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto dos Anjos é realmente um ótimo poeta.
      E a 5° estofe, como você já disse, é meio que uma síntese desse poema e de tantos outros produzidos por ele.

      Grande Abraço.

      Excluir
  4. Que poema lindo!
    Concordo com você quando diz que o autor está falando de um apocalipse interno.

    "Desci um dia ao tenebroso abismo,
    Onde a Dúvida ergueu altar profano;
    Cansado de lutar no mundo insano,
    Fraco que sou, volvi ao ceticismo."

    "- Oh! Deus, eu creio em ti, mas me perdoa!
    Se esta dúvida cruel que me magoa
    Me torna ínfimo, desgraçado réu."

    Ahh a poesia... como diz Mário Quintana: "Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente... e não a gente a ele!"
    Fui lida agora rs
    Amei o post!!! <3 <3
    Bjos

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse poema é realmente muito linfo e profundo.
      Como você bem lembrou, esse poema passa a impressão de que ele que nos lê.
      Feitos de grandes nomes como o Augusto dos Anjos

      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Canção de Berço, um poema de Carlos Drummond de Andrade.

Poesia: Bem no fundo por Paulo Leminski.